PERGUNTAS FREQUENTES
Você tem dúvidas, nos temos respostas.


Site | Troca | Congelamento | Pontos | Envio | Cadastro | Busca

O Site

É simples! Você monta 2 listas: uma de livros que você possui para trocar e outra de livros que você gostaria de obter. Quando um usuário solicitar algum dos seus livros, você o envia pelos Correios. Quando o livro for recebido, você ganha 1 ponto. Com esse ponto você poderá solicitar 1 livro de outro usuário.
Cada livro deve ser publicado separadamente. Se fizerem parte de uma coleção, especifique no anúncio de forma individual.
A barra de chances indica as chances que seus livros têm de serem solicitado por outro usuário do Livralivro. Seu cálculo é feito com base no número de livros que estão sendo procurados, os quais são relacionados com um livro que esteja visualizando.
A estante é um local para que você possa fazer indicação de livros que tenha lido, que gostaria de ler, que está lendo ou que abandonou.
Primeiramente, clique em "Livros" no menu para ter acesso à sua estante. Em seguida, selecione o livro que deseja remover e clique na lixeira.
Clique em "Perfil" e as solicitações estarão do lado inferior direto da tela.
Todos os amantes de leitura que tenham títulos disponíveis para trocar podem utilizar o sistema de pontos do site.
As 3 primeiras trocas são gratuitas, apenas para que você possa se familiarizar com a proposta do site. Depois você será convidado a escolher o plano mais adequado para o seu perfil.
Clique no link para conhecer melhor os benefícios de cada um: https://livralivro.com.br/welcome/plans
Todo o contéudo do site é monitorado e poderá ser visualizado pelos membros de nossa equipe.

Troca

O Livralivro não realiza a venda de livros. Você pode conseguir um título participando do sistema de trocas.
aguarde o recebimento do livro solicitado para fazer a devida avaliação.
Caso esteja participando de mais trocas do que seu limite permite, aguarde o fim das mesmas para que possa realizar novas solicitações.
Outro usuário pode ter solicitado o livro antes de você, você pode não ter pontos suficientes ou o dono do livro pode ter excedido o limite permitido de trocas.
Visando aumentar a qualidade dos livros disponibilizados, títulos com baixa chances de solicitação são removidos das contas. Porém, acompanhe eventuais modificações, pois esse índice é recalculado diariamente.
acesse o perfil do usuário com quem deseja se comunicar e deixe uma mensagem na área de mensagens.
Sugerimos que rejeite a última proposta feita, sinalizando que o livro já foi reservado por outro usuário.
aguarde o encerramento da troca para avaliar outro usuário. Acesse seu histórico de trocas e selecione a opção de avaliação.
Os envios devem ser feitos exatamente como consta no descritivo do material. Caso algum item esteja faltando, comunique o ocorrido por meio de uma avaliação negativa do usuário.
De qualquer usuário cadastrado no Livralivro que morem a mais de 5km de distância do seu endereço.
Caso rejeite realizar a troca de um livro, o título será automaticamente removido de sua lista e você terá seu limite reduzido em 1 troca. A rejeição de trocas recorrente implicará no bloqueio de sua conta.
O sistema detecta automaticamente quando o livro é entregue pelos Correios.
Você não pode reservar um livro para outro usuário. Se ele tiver interesse em algum dos seus livros, ele deverá solicitar uma troca.
Se a troca não ocorrer no prazo estipulado, a mesma será cancelada e seu ponto será devolvido.
Não. Da mesma forma que você não devolverá o livro que recebeu, seu livro enviado não será devolvido.
Livros de literatura, preferencialmente, podem ser cadastrado no Livralivro, desde que esteja em bom estado de conservação. Se o seu livro tiver alguma anotação, dedicatória, carimbo, etc, deixe claro no momento em que for cadastrá-lo no sistema.
Não é possivel cancelar uma troca depois que a mesma foi aceita.
Você deve rejeitar a troca somente no último dia, assim o usuário terá tempo para responder suas mensagens.
após o cancelamento da troca, você não deve realizar o envio do livro, pois seu ponto não será atribuido.
a troca pode ser realizada desde que os livros estejam em boas condições.
a troca é cancelada caso o código de rastreamento esteja incorreto ou seja fornecido fora do prazo estabelecido pelo sistema de trocas.
Para ter acesso a essa informação, faça seu login no Livralivro e busque as solicitações em andamento.
O sistema de troca é baseado em pontos e por isso é possível enviar um livro sem receber outro. Envie o livro normalmente para receber seu ponto, o qual poderá ser utilizado para fazer uma troca com outro usuário.
No Livralivro é permitida somente a troca de livros.
Escolha os livros de seu interesse e adicione-os na lista de desejos. Quando um usuário disponibilizar algum desses livros, você será notificado.
Os pedidos de troca são enviados para o seu e-mail de cadastro. Verifique constantemente sua caixa de entrada. Busque também checar sua lixeira e as mensagens de spam.

Congelamento

O bloqueio ocorre quando você atinge o limite de trocas simultâneas ou seu plano expirou. Finalize uma troca para poder voltar a fazer suas negociações, ou adquira um novo plano.
Sim. Pode usar seus pontos mesmo tendo livros congelados.
Essa opção permite que você bloqueie solicitações de troca por um período determinado. Congelar livros pode ser útil caso o usuário não possa aceitar uma troca.
Para voltar a receber solicitações de troca, clique na opção "Descongelar meus livros".
Seus livros podem ficar congelados pelo tempo que você desejar.

Pontos

Você pode acumular até no máximo 2 pontos. Apartir dai, seus livros serão congelados e não receberá solicitações de trocas. Note que poderá solicitar livros normalmente. Após gastar seus pontos, poderá descongelar seus livros e receber solicitações novamente.
Sugerimos que congele seus livros disponíveis para que não continue recebendo solicitações, até que encontre o livro que te interessa.
Sim, seus pontos serão utilizado somente em trocas efetivadas.
Os pontos somente são obtidos por meio do envio de livros.
Para ganhar pontos você precisa enviar livros.
O seu ponto é atribuido depois que os correios nos enviarem a confirmação da entrega do livro no destinatário.
Clique em "Te interessa?" para ver os livros que pode solicitar no momento. Você também pode ver na sua lista de desejos quais são os títulos disponíveis.
Sim, são válidos por 6 meses. Note que os pontos perderiam a validade imediatamente em caso o site sofra desligamento por motivos de força maior.
Comunique o ocorrido por meio de uma qualificação negativa ao usuário que cometeu o erro. Como punição esse usuário poderá ser bloqueado.
O ponto é recebido somente quando o livro for entregue ao destinatário.
É obrigação do usuário fornecer o código de rastreamento correto. Como o sistema é automático, trocas serão canceladas caso o código de rastreamento seja inválido. Note que o sistema dos correios podem levar algumas horas para nos indicar que o código é válido. Neste caso, tente enviar o código após algumas horas, respeitando o prazo indicado no site para fornecer o código.

Envio

Sim, isso é possível desde que esteja realizando o envio para o mesmo endereço. No entanto, é recomendável que envie os livros em pacotes distintos.
O código de rastreamento é fornecido pelos Correios no momento da postagem e deve ser informado no site dentro do prazo conforme estabelecido no processo de troca.
Qualquer código que rastreie a encomenda é aceito pelo site.
O código de rastreamento permite que você verifique se o livro foi enviado pelo outro usuário. Com o código de rastreamento também é possível saber de qual agência dos Correios está vindo a encomeda até que a mesma chegue ao destinatário.
Modifique o código antes que a troca seja encerrada e para evitar o bloqueio de sua conta.
Os custos de envio de um livro devem ser arcados por quem envia o livro.
Para saber o valor e o prazo do frete, consulte o site dos Correios.
Você deve fornecer o código de rastreamento na tela de troca dentro do prazo de envio.
Envie o livro dentro do prazo estabelecido para evitar transtornos. O código de rastreamento tem que ser fornecido no prazo estipulado ou a troca é automaticamente cancelada.
Após aceitar a troca, o sistema irá lhe informar a data limite para envio. Se não o livro não for enviado dentro do prazo estabelecido, poderá ser excluído do sistema.
O usuário pode denunciá-lo e você poderá ser excluido do sistema caso notemos abusos.
Você pode acompanhar o processo de entrega utilizando o código fornecido pelos Correios.
O endereço de entrega será informado durante o processo de troca. Para saber os detalhes do destinatário, clique no menu de navegação e em seguida na opção "Trocas em andamento". O endereço de entrega está especificado em "Detalhes".
Somente pelo sistema de pontos você terá a garantia de receber um livro em troca de outro. Caso a troca não seja efetivada, você terá seu ponto de volta.
Busque a agência dos Correios mais próxima de seu endereço para realizar o envio de um livro.
Especifique ao usuário solicitante qual é a edição do livro antes de realizar o envio.
Certifique-se de proteger o livro contra umidade e confira se o endereço do destinatário está completo e atualizado. Para conhecer as opções de embalagem para envio, se informe com um funcionário dos Correios.
Aguarde algumas horas para que código de rastreamento seja atualizado. Caso isso não ocorra, verifique se inseriu o código corretamente e entre em contato com os Correios.
O Livralivro não se responsabiliza por livros que forem perdidos, retornados ou extraviados e nem por valores de frete já pagos. Para evitar problemas, confirme com o outro usuário se o endereço de entrega está completo e atualizado.
Em caso de greve dos Correios, evite realizar o envio de livros. Sugerimos que congele seus títulos.
Você terá seu ponto após a confirmação de recebimento do livro.
Mantenha seus dados cadastrais completos e atualizados para evitar o envio de livros para o endereço incorreto. Caso você não receba o livro, seu ponto será devolvido.

Cadastro

Somente livros com ISBN podem ser cadastrados. Sugerimos que busque essa informação na internet antes de registrar um novo título.
Livros são removidos caso não respondam dentro do prazo de troca. Livros também poderão ser removido, caso julguemos que necessário remover os livros do sistema.
Clique no menu "Meu perfil" e em seguida no link "Remover minha conta".
Sim, você pode cadastrar livros de outros países e em outros idiomas.
O Livralivro já possui uma base de dados de livros. Antes de realizar um novo cadastro, verifique se o mesmo já consta no site. Caso conste, basta adicioná-lo na sua lista de desejos ou na lista de livros disponíveis para troca. Se a busca não trouxer o livro que deseja, adicione-o clicando neste link: www.livralivro.com.br/books/new
Em hipótese alguma envie o livro para outro endereço. Para garantir sua segurança, denuncie o usuário que lhe solicitou isso.
Qualquer mudança referente aos seus dados cadastrais deve ser feita clicando em "Editar perfil", dentro do menu.
Qualquer mudança referente aos seus dados cadastrais deve ser feita clicando em "Editar perfil", dentro do menu.
Para cadastrar livros para troca clique em "Tenho para Trocar" e adicione os títulos disponíveis.
Somente os usuários que lhe enviarem um livro.

Busca

Você pode cadastrar os dados do livro desejado e posteriormente adicioná-lo como um título do seu interesse. Não esqueça de adicionar informações como título, autor, editora, edição, número de páginas e demais detalhes relevantes.
A busca traz todos os livros cadastrados nas listas dos usuários do Livralivro. Alguns desses livros podem estar bloqueados, pois o usuário excedeu o limite de trocas disponível.
Para saber se o título de seu interesse está disponível, clique em "Pesquisar Livros > Livros Disponiveis"
Clique no seu perfil e, na tela seguinte, pesquise o nome do usuário cujos livros deseja ver. Nessa tela haverá a opção de visualizar os livros desejados e os livros disponibilizados daquele perfil.
Basta clicar em "Busca" e depois selecionar a categoria desejada.